FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
WJDW

domingo, 10 de março de 2013

Documentário Meninas e Esposas na Índia




Nel Hedayat, uma conhecida personalidade britânica, empreende uma jornada impressionante e reveladora sobre a realidade das meninas noivas. Ao redor do mundo, dez milhões de meninas se casam antes dos 18 anos, uma a cada três segundos. Nel viaja para a Índia e Bangladesh, países com os mais altos índices de casamentos infantis do mundo. Nel não estranha a ideia de mulheres se casarem tão cedo – sua tia e sua avó também desposaram seus companheiros na adolescência, mas ela se impressiona com o que vê.
No Rajastão, Nel comparece ao casamento de duas irmãs, uma adolescente e sua irmã mais nova. Em Bangladesh, conhece uma menina de 14 anos que se casou com um rapaz de 19, e agora está grávida de quatro meses. Nel conhece mulheres que lamentam ter perdido parte da infância e a oportunidade de estudar. Uma consequência comum desses casamentos é a gravidez precoce, com partos de alto risco que comprometem a saúde das jovens mães. Ela encontra meninas casadas de Bangladesh que dão à luz antes que seu corpo esteja completamente desenvolvido, expondo-se a complicações médicas tão terríveis que podem levá-las a ser marginalizadas pela sociedade. No entanto, Nel encontra sinais de otimismo. Ela conhece uma menina em Bangladesh que desfruta de certa independência por trabalhar em uma fábrica de roupas em Dhaka, e encontra outras meninas que conseguiram contrariar a vontade da família e escaparam ao casamento precoce. Entre elas, está uma garota de um movimento rural de meninas da Índia, que lutam para permanecer na escola e concluir os estudos.



Tráfico de Esposas

Domingo, 10 de março, às 23 horas



Se você escrever as palavras “namoradas por correspondência” em qualquer sistema de busca na internet, descobrirá várias opções, como namoradas russas, latinas, e sobretudo, filipinas e tailandesas, todas ao alcance de um clique. Essa prática se tornou uma espécie de caricatura, com imagens de homens taciturnos e solitários, e esposas felizes e triunfantes, exibindo seu “troféu” financeiro. Mas quem são as mulheres retratadas nessas fotos? E por que estariam dispostas a abandonar seu lar e suas família para se casar com um homem ocidental? E por que alguns homens abrem mão das mulheres de seu país e de suas tradições para entregar seu destino a um serviço de noivas por correspondência? Neste documentário, viajaremos até o Reino Unido, Irlanda e sudeste da Ásia para escutar as histórias por trás dos sorrisos e da maquiagem dessas mulheres, e tentar entender se é apenas mais uma moda da era da internet, ou se há um lado obscuro no negócio de noivas por correspondência

Fonte: Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário