FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
WJDW

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MÉDICA SUL-AFRICANA CRIA CAMISINHA CONTRA ESTUPRO


O estupro é um problema muito sério na África do Sul – o país tem o maior número proporcional de vítimas desse tipo de crime do mundo. Segundo as últimas estatísticas, foram registrados mais de 52 mil casos em um ano. A situação é muito alarmante: um relatório divulgado no ano passado mostra que 28% dos homens já estupraram uma mulher ou uma criança, e um em cada 20 afirmou que o estupro havia ocorrido no último ano.

Dentro desse contexto é possível entender melhor a iniciativa da médica sul-africana Sonnet Ehlers. Ela vendeu o próprio carro e casa para desenvolver uma camisinha que, se não evita o estupro, torna evidente quem cometeu o crime. Trata-se da camisinha feminina Rape-aXe, com dentes internos que “agarram” o pênis do agressor e só podem ser retirados por médicos – provavelmente com a polícia já esperando o final do atendimento (só para esclarecer uma dúvida que surgiu nos comentários: a mulher não fica presa junto com o homem).

A ideia surgiu há 40 anos, quando Ehlers atendeu uma vítima devastada pela violência. A mulher teria dito: “Se pelo menos eu tivesse dentes lá embaixo…”

Depois de muitos anos de pesquisa, Ehlers chegou ao produto final. Ehlers recomenda o uso da “camisinha dentada” quando a mulher for para um encontro com um homem que ela não conhece ou quando estiver numa área com altos índices de criminalidade.

2 comentários:

  1. Já deveria ter surgido há mais tempo...

    Tornei-me assídua leitora e seguidora deste blog. Muito bom mesmo!
    Um grande abraço

    Maria J Fortuna

    ResponderExcluir
  2. Não sei se esta é realmente uma solução, pois deve custar caro e exige cuidados constantes.
    Porém, é um grande passo para discussão sobre o que vem acontecendo no mundo todo.

    ResponderExcluir