FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
WJDW

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AUMENTA O NÚMERO DE ESTUPROS NO RIO E NOS OUTROS ESTADOS


O MOVIMENTO DEFESA DA MULHER CONVIDA A TODOS PARA UMA CAMINHADA NO DIA 11 DE MARÇO, ÀS 10H, NA ORLA DE COPACABANA, EM FRENTE A RUA SIQUEIRA CAMPOS. VAMOS COBRAR DAS AUTORIDADES MAIOR ATENÇÃO A VIOLÊNCIA QUE SE ALASTRA, CADA VEZ MAIS, CONTRA NÓS MULHERES.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro divulgou, o balanço da violência no estado em 2010.

De acordo o ISP foram registrados 4.589 estupros no Rio de Janeiro. Esse índice é 11,3% superior em relação ao ano de 2009. Apenas em janeiro de 2011 foram computados 396 casos (uma média de 13 por dia), número 14,7% superior ao registrado no mesmo período de 2010, quando foram contabilizados 345 estupros no estado.

O balanço confirma que existe um avanço na violência contra mulher registrada nos dados dos últimos cinco anos. Em 2006, por exemplo, foram contabilizados 3.200 casos - 1.278 estupros e 1.922 atentados violentos ao pudor. A comparação com os dados do ano passado indica um crescimento de 43,4%.

Os números não são exclusividade do Rio de Janeiro. Em todo o país foi registrado o aumento nos índices de violência sexual.

Na Bahia, dados da Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cedep) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apontam um crescimento de 31,6%. No Sergipe entre janeiro e fevereiro de 2011 foram registrados nas delegacias de Sergipe 300 casos de violência contra a mulher.

É importante ressaltar que a violência sexual é comumente considerada como um crime cometido nas ruas, mas grande parte dos abusos e violência é cometida dentro de casa, seja pelo parceiro, parentes, ou pessoas próximas à família e é cometido contra crianças e adultos. Por isso mesmo nem todos os casos são denunciados ou registrados. O que leva a crer que os números apesar de altíssimos não dão conta da realidade e do tamanho da violência sexual.

No último ano, uma revisão do Código Penal igualou a tipificação dos crimes de estupro e atentado violento, no artigo 213 da lei 1205/09 e ampliou a pena pelo crime e seus agravantes, o que não influenciou diretamente a estatística, e muito menos trouxe resultado no sentido de diminuir sua incidência.

A violência sexual está no topo de uma lista de tantas outras violências cometidas contra mulheres, que envolvem o fato de serem consideradas seres humanos de segunda categoria, propriedade do homem, objeto para ser assediado e abusado, inclusive sexualmente. Essa ideologia é propagada e mantida com muito cuidado, cotidianamente, pelo regime capitalista, patriarcal e suas instituições quando mantém a dependência econômica das mulheres (dos pais e dos maridos), nega isonomia salarial e paga salários rebaixados pelo único e exclusivo fato de ser mulher, estabelece na publicidade o culto ao corpo feminino e o explora como apenas mais uma mercadoria a ser negociada.

FONTE:http://www.pco.org.br/causaoperaria/ler_materia.php?mat=8358

5 comentários:

  1. tenho 44 anos sou casada, estou sofrendo muito,,,Fui estuprada na sexta feira de carnaval, quero justiça o nome do estuprador é alexandre nastasit de oliveira, ele já foi preso por estelionato, a foto dele está no google no jornal extra. quero justiça!!!!! o estuprador costuma atuar na praia da reserva no recreio a noite, o pneu do eu carro furou ele chamou 3 homens me levou para um terreno com um portão na orla a noite e cometeu o estupro, ele me deu uma bala e eu fui estuprada, esse estuprador está solto, fui ameaçada por ele se eu falace com alquem, mas eu venci o medo e denunciei, quero justiça!!!! o estuprador usa moleta.. e óculos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço ele. Porque você não registrou Boletim de Ocorrencia. Eu conheço bem ele. Se quiser ajuda eu posso te ajudar.

      Excluir
  2. RESPOSTA DO DOUTOR SEGURANÇA:pelo que entendi a vitima de estupro reconhecer o algoz que esta detido por outro crime. Basta VOCÊ ir a delegacia e o apontar como auto do crime sexual para que o delegado peça a prisão preventiva dele ok

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Esse estuprador Alexandre Nastasit de Oliveira esta solto, se vc foi estuprada por esse monstro não tenha medo, denuncie e coloque esse monstro na cadeia, ele pode ter abusado de crianças tbm.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho informações precisa desse Alexandre Nastasit de Oliveira. Ele está foragido da justiça. Contra ele há um mandado de prisão pelo crime de estelionato. Atualmente ele mora em Petrópolis, sendo que está de mudança pois estão atras dele.

    Processos:

    http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaMov.do?v=2&numProcesso=2010.054.005104-7&acessoIP=internet&tipoUsuario=

    http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&numProcesso=2005.042.005006-0&FLAGNOME=S&tipoConsulta=publica&back=1&PORTAL=1&v=2

    http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&numProcesso=2005.204.007043-4&FLAGNOME=S&tipoConsulta=publica&back=1&PORTAL=1&v=2

    http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&numProcesso=2013.001.168688-0&FLAGNOME=S&tipoConsulta=publica&back=1&PORTAL=1&v=2

    Esse vagabundo em breve estará preso, novamente, pois já cumpriu uma pena por estelionato. Lamentavelmente Estelionato não é considerado um crime grave, por isso não fica muito tempo preso.

    Em relação ao estupro, não sei se corre em segredo de justiça, mas não dá pra verificar no site do tjrj essa acusação.

    SE ALGUÉM QUISER ENCONTRA-LO EU POSSO AJUDAR.

    ResponderExcluir